BLOG

Como cuidar da lingerie

As calcinhas e sutiãs são muito importantes para qualquer mulher e o investimento na qualidade desses itens vale a pena, especialmente por questão de estética e ajuste ao corpo. Porém, para que a vida útil dessas peças seja longo, é preciso saber cuidar da lingerie, principalmente no quesito higiene. Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais que certamente farão suas roupas íntimas durarem mais tempo.

Lavagem

Para cuidar da lingerie é preciso saber lavar cada peça. E nesse quesito, a primeira dica é que sutiãs e calcinhas devem ser lavados à mão, dessa forma você evita que eles desbotem ou alarguem. Eventualmente, calcinhas de algodão podem ser colocadas na máquina, mas por serem delicadas, o ideal é evitar esse tipo de lavagem. Além disso, não esqueça de sempre separar itens brancos dos coloridos.

Calcinha

Para lavar suas calcinhas corretamente, utilize sabonetes ou sabão neutro. Evite água sanitária, alvejante e amaciante, pois esses produtos podem irritar a pele. A temperatura da água também é importante para cuidar da lingerie. Nesse caso, ela deve ser ambiente, pois se a lavagem for feita em água muito fria, é possível que ela não retire todo o sabão da peça. Já uma temperatura acima de 30ºC pode prejudicar a elasticidade da calcinha.

Outra dica importante com relação à lavagem é que roupas íntimas nunca devem ser deixadas de molho, principalmente se esse procedimento durar muitas horas. Isso pode prejudicar a qualidade do tecido e sua coloração, além de deixar o sabão impregnado na peça. No caso de manchas, use um produto específico. E se for de sangue, utilize água oxigenada.

Como nós falamos anteriormente, a lavagem na máquina não é recomendada. Mas se for necessário, utilize um sabão próprio para tecidos delicados e ponha as peças em sacos indicados para essa finalidade. Porém, calcinhas de renda e seda nunca devem ser colocadas na máquina.

Sutiã

No caso dos sutiãs, a lavagem deve ser um pouco diferente. Para cuidar da lingerie, coloque-a em uma bacia com água em temperatura ambiente. Depois, faça movimentos circulares para limpá-la. Enxágue bem, para retirar todo o resquício de produto. Assim como as calcinhas, o sutiã não deve ser colocado na máquina de lavar. Isso pode fazer com que a peça deforme ou puxe fios.

Secagem

A primeira coisa que você precisa saber sobre a secagem de lingeries é que essas peças não podem ser muito torcidas, pois isso prejudica as fibras do tecido. Aperte-as levemente para tirar o excesso de água e depois pendure-as em um varal à sombra. Nunca leve calcinhas e sutiãs à secadora e não deixe-os secarem no sol forte ou no banheiro. Isso pode levar fungos e bactérias às peças. Na hora de pendurar, evite pregadores duros e não estique muito as roupas íntimas. Para os sutiãs, o ideal é prendê-los pela lateral ou parte central.

Guardar

Outra questão importante para cuidar da lingerie é guardá-la de forma correta. Mas antes disso, certifique-se de que as peças não estão úmidas. Depois, prefira colocá-las em gavetas ventiladas e sem aromatizantes, que podem dar alergia. Se possível, envolva as roupas íntimas em papel de seda, para evitar que farpas puxem seus fios. No caso dos sutiãs, jamais dobre os bojos. O correto é guardá-los em seus formatos naturais, enfileirados.

Dicas extras

– Não passe calcinhas e sutiãs.

– Na primeira lavagem, deixe a lingerie de molho durante dez minutos em uma solução com vinagre branco. Isso ajuda a manter a cor da peça por mais tempo.

– Evite lavagem à seco.

– Verifique as instruções nas etiquetas.